27/05/2015

O verão está a chegar...

"Diga a uma mulher que ela é bonita, que ela irá esquecer-se 10 minutos depois; Diga a uma mulher que ela é gorda, que ela irá lembrar-se para o resto da vida." Anónimo
 
Este post é direcionado às meninas que tal como eu, precisam de cuidados extras para se sentirem bem em roupas que nos desnudam da nossa situação de bem estar e mostram as nossas gordurinhas acumuladas durante o inverno e quiçá alguma celulite que teimosamente não desaparece. Começam assim os meses de dietas malucas, os meses do tenho de emagrecer 5 kg até x data e por aí vai. E então o que fazer? É possível? Será que conseguimos? Ou então fazemos a dieta maravilhosa um dia e no outro já foi o esforço para o lixo e comemos o que passamos 2/3 dias sem comer e engordamos mais 5 kg?
Que má?! É verdade.
Bem, mas nem sempre é verdade, nem sempre as dietas restritivas não funcionam, nem sempre perder muitos quilos é difícil. Por outro lado o mais complicado é saber escolher e manter um sistema adequado ao nosso metabolismo e permanecer com bons hábitos. Porque o inverno também deve ser de 'dieta' e não devemos ter o pensamento 'depois emagreço'.
Não sou nutricionista, mas passei a minha infância, adolescência e juventude, por isso - a minha vida toda - a ter cuidado com a alimentação e a ouvir - "Não comas isso que engordas"; "Isso faz-te mal"; "Come antes uma maçã" e por aí vai. E porquê? Porque sempre tive predisposição para engordar e em algumas alturas estive mesmo em caso de obesidade. Hoje ainda não estou bem, mas pelo menos estou um pouco melhor. Tenho uma longa caminhada ainda pela frente, mas sei que irei lá chegar. Durante o tempo de licenciatura e mestrado, engordei muuitooo, podendo mesmo dizer que fiquei a 2 kg dos 3 dígitos da balança, o que perfaz um total de 25kg. Sim eu sei é demais! A boa noticia é que em 6 meses emagreci 20kg e estou à coisa de 5 meses estabilizada - o que não é de todo o que quero, pois para o meu real bem estar preciso de emagrecer mais 8 a 10 e mesmo assim não ficarei no peso aconselhável pelas fórmulas de peso/altura, mas sei que será um peso ideal para o meu tipo de metabolismo e para as variações de massa que tenho tido.
Agora vem a questão - Como é possível? Qual a dieta milagrosa? Não há uma dieta milagrosa, há sim sim força de vontade e capacidade para dizer não. Há dietas que alteram a percepção do nosso organismo para que este queime mais do que consome. Por exemplo a dieta das proteínas é sem dúvida aquela que mostra resultados mais rápidos e motiva a continuar o processo. Mas ela por si só não basta, não chega. Tem de existir da nossa parte uma força de vontade tal que nos permita em almoços/jantares de família e amigos optar por querer um peso ideal e então dizer não ao que está à nossa frente e que à partida sabemos que nos irá engordar. Além disso, deve ser sempre aliado um programa de exercícios para que seja mais eficaz o processo de emagrecimento. Neste ponto, não vou ser hipócrita e vou admitir que sem dúvida ainda me falta esta força de vontade, ainda me falta a capacidade de dedicar uma parte do dia para me exercitar. Sei que neste momento não irei emagrecer mais se não o fizer, mas ainda não tive o click de dizer é agora! E não é por falta de tempo, porque bastam 15 minutos por dia, é mesmo falta de vontade.
Como este post já está extenso, vou pausar este tema por aqui, pois tenciono partilhar convosco a minha experiência e dedicar até uma rubrica ao tema, para que de algum modo possa ajudar outras meninas e até meninos na batalha de emagrecer.
Por favor deixem nos comentários o que gostavam de ver abordado e estejam à vontade para qualquer questão. Como vos disse no primeiro post, estamos a conversar entre amigos.
 
 
RV Lady

Sem comentários:

Enviar um comentário

© RedVelvet Lady - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: RV Lady Design por: Crystal Lips. Tecnologia do Blogger. imagem-logo